segunda-feira, 20 de setembro de 2010

AINDA QUE EU ANDE PELO VALE

Quem escreveu este salmo e porque?
Muito bem, o pequeno grande Davi foi quem o escreveu, e quem é Davi?
Foi um dos maiores reis de Israel, o filho mais novo de Jessé, cuidava dos rebanhos da família, foi pastor de ovelhas, músico, principalmente quando Saul necessitava, quando Saul tinha suas crises de depressão e melancolia, Davi foi eleito por Deus para ser rei no lugar de Saul, sua vida foi marcada por uma serie de fatos que marcaram a historia, hora fatos positivos hora fatos negativos, um homem humilde sabia que a sua força vinha do Senhor, fiel a Deus, um homem que sabia o que escrevia, um ser humano como todos nós, cheio de defeitos mais também repleto de qualidades, Davi pecou, mas não permaneceu no pecado, essa é uma das grandes qualidades de Davi, não permanecer no pecado, por isso Deus o qualificou como um homem segundo o coração de Deus.

AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE......
A questão não é se esse vale, ou esse vales, são escuros ou apenas obscuros pelas sombras, se são muitos ou poucos, mas sim como eu reajo quando passo por eles, como atravesso, como faço frente as calamidades que encontro em meu caminho, a diferença esta em como passamos pelo vale da sombra da morte, até porque o vale não é de todo ruim, vale também é um lugar de aprendizado.
O salmista diz "ainda que eu ande" ele não diz ainda que eu morra, nem diz ainda que eu pare no vale da sombra, mais ele diz ainda que eu ande, portanto, significa que ele caminha pelo vale e não para, significa que ele atravessa o vale, você consegue compreender a diferença entre as frases acima? o verbo usado e andar, caminhar, seguir, não é parar, estacionar ou morrer, de forma alguma, o vale é lugar de se passar, ainda que haja morte na situação, para quem crer em Jesus a morte significa vida.
As frustrações, desilusões, os desânimos, os problemas, os dias escuros, embora para muitos sejam vales, não precisa necessariamente ser experiências desastrosas, podem ser estradas ASCENDENTES em nossa caminhada com Deus.
Só quem passa por vales sabe consolar, confortar, encorajar, por exemplo: quem melhor pode consolar quem perdeu um ente querido? quem já passou por essa situação ou quem nunca passou? com certeza quem já passou. Então podemos observar que os vales não acontecem por acaso, Deus tem um propósito quando permite que você passe por vales, ou quando você mesmo se permite passar por vales, ao contrário de muitas pessoas que fogem de vales, essas pessoas dificilmente terão experiências com Deus.
É confortante saber que mesmo no vale temos um DEUS GERADOR de força e de coragem, dessa forma sua fé é renovada e você é fortalecido. Olhe para trás e analise, Deus já te decepcionou? claro que NÃO, com vales ou sem vales Ele nunca nos abandona.
Permaneça fiel ao seu Criador, o mais importante nessa jornada chamada vida é andar com Ele hoje e sempre.
Amém.

Tarcimar Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Nova História - Fernandinho

Sabor de Mel - Damares